A modelagem em argila
O processo de modelagem é feito através da adição de material que vai sendo trabalhado para se chegar à forma desejada pelo escultor, sendo um processo totalmente diferente da técnica do entalhe da madeira ou do lavrado da pedra, onde o escultor subtrai material do bloco compacto até se atingir a forma.
O Sendo um elemento fácil de se conseguir, macio e de fácil manuseio, a argila, desde o início da história da escultura, é utilizada para a modelagem. Esta precisa estar úmida para poder ser trabalhada pelo escultor. De acordo com o resultado final desejado pelo escultor, a argila deverá ter características e preparo adequado. Por exemplo: se o resultado final da peça for em cerâmica, a argila deve ser apropriada e preparada de maneira adequada, amassando-se bem para que não fiquem bolhas em seu interior.
No mercado existem diversos tipos de argilas cerâmicas cada uma com uma característica diferente: terracota, argila marfim, creme, branca, tabaco, paper clay, etc.
Quando a escultura final for em outro material -bronze, resina, gesso, etc - a argila deve ser de boa maleabilidade mas não necessita de tantos cuidados quanto na cerâmica. Nesse caso, a peça é modelada em argila e a partir desse modelo é feito um molde que irá reproduzi-lo em outro material, esse molde pode ser de gesso, silicone, resina com fibra de vidro, etc.Em alguns casos a escultura vai precisar de uma estrutura para melhor sustentá-la durante a modelagem, sendo utilizados como estrutura: madeira,arame, tela galvanizada e vergalhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário